Como verificar os riscos antes de comprar um imóvel? (Due Diligence)
- Felipe Augusto Basilio
- 4 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2024

Sabia que comprar a casa dos seus sonhos pode virar um verdadeiro pesadelo se você não tomar cuidado com a documentação?
Leva tempo encontrar uma casa ou apartamento onde a família se sinta bem e que atenda as necessidades de todos. Mas a alegria de encontrar um imóvel ideal pode ser ofuscada por preocupações com a legalidade e a segurança jurídica da compra.
Mesmo que você conheça e confie no vendedor, o imóvel pode estar com a documentação irregular, sem que ele saiba. Por exemplo, um problema comum é a falta de averbação de construções na matrícula do imóvel. Isso não só desvaloriza a propriedade como pode fazer você gastar muito com regularizações.
Continue lendo abaixo para conferir orientações sobre como realizar uma análise dos riscos antes de fechar negócios envolvendo imóveis.
1 - O que é Due Diligence imobiliária?
A due diligence imobiliária é um serviço de assessoria jurídica que traz mais segurança na compra de imóveis. Envolve uma análise detalhada da documentação do imóvel e dos vendedores, antes do negócio ser fechado, com o objetivo de diminuir os riscos.
2 - Por que investir em assessoria jurídica antes de comprar um imóvel?
Muitas vezes, o comprador confia apenas nas informações passadas pelo próprio vendedor do imóvel, especialmente quando é alguém conhecido.
Porém, na maioria das vezes vendedores e compradores, por mais bem intencionados que estejam, normalmente não têm condições de analisar sozinhos os riscos legais envolvidos na transação.
A documentação do imóvel pode conter irregularidades que nem o próprio vendedor conhece, devido à falta de conhecimento jurídico.
O mesmo pode acontecer com corretores de imóveis, que nem sempre têm pleno conhecimento dos aspectos legais envolvidos e podem estar mais focados em fechar a venda do que em proteger os interesses do comprador.
Daí, a importância de investir em assessoria jurídica antes de comprar um imóvel.
3 - O que deve ser verificado na compra de um imóvel?
Antes de fechar a compra de um imóvel, é importante que toda a documentação seja verificada com atenção, incluindo os seguintes pontos:
A matrícula e todas as certidões relacionadas ao imóvel e aos vendedores devem ser examinadas.
O imóvel deve possuir escritura devidamente registrada na matrícula, no cartório de registro de imóveis.
A situação jurídica do vendedor deve ser avaliada para assegurar que ele seja o real proprietário do imóvel.
O imóvel e os vendedores não devem ter pendências judiciais ou dívidas que possam comprometer a compra.
Veja este post, que publiquei com uma lista completa dos documentos mais comuns necessários para a análise jurídica na compra de imóveis.
4 - É seguro comprar um imóvel com contrato de gaveta?
Não. O contrato de gaveta é um acordo informal que não garante a propriedade, servindo apenas como prova de posse.
A escritura lavrada pelo Tabelionato de Notas e o registro na matrícula no Cartório de Registro de Imóveis são passos indispensáveis para adquirir a propriedade do imóvel.
Confira este outro post que publiquei com todas as informações essenciais sobre contratos de gaveta.
5 - O que faz o advogado na compra de um imóvel?
Como mencionado, não é recomendável comprar um imóvel por conta própria, sem assessoria jurídica especializada em contratos e direito imobiliário.
O advogado fará uma análise jurídica detalhada para identificar possíveis riscos legais, buscando minimizar problemas que possam surgir. Ele revisará a escritura, a matrícula e todas as certidões e documentos essenciais. Além disso, investigará se há débitos pendentes relacionados ao imóvel ou ações judiciais contra o vendedor.
Se o vendedor ou a imobiliária fornecerem um modelo de contrato ou escritura, o advogado os revisará para que todos os pontos essenciais estejam citados e que não existam lacunas que possam prejudicar você.
Após essa análise, o advogado pode recomendar, por exemplo, a regularização do imóvel antes da compra ou apresentar outras soluções para que você não perca o negócio.
Por fim, o advogado acompanhará a elaboração da escritura e o registro na matrícula, zelando para que o processo esteja em conformidade com as exigências legais.
6 - Quanto custa uma assessoria jurídica para compra de imóvel?
O custo pode variar, mas é um investimento muito menor do que seria o prejuízo de adquirir um imóvel com problemas legais.
A compra de um imóvel é uma decisão que vai impactar sua vida por muitos anos. O valor da consultoria é proporcional à tranquilidade que você terá ao realizar uma compra mais segura.
Se tiver dúvidas sobre este post ou se quiser saber mais, entre em contato.