O que é um planejamento previdenciário?
É um estudo que pode ajudar você a se aposentar mais rápido e com o maior valor possível.
O planejamento previdenciário permite que você entenda sua real situação, incluindo o tempo que falta para se aposentar e quanto você pode receber. Permite também que você verifique com antecedência se a documentação para se aposentar está em ordem, evitando surpresas desagradáveis.
Frequentemente em nosso escritório, somos procurados por clientes que desejam planejar a aposentadoria, mas estão no escuro.
Eles não sabem exatamente quanto contribuíram até o momento para o INSS, quanto tempo falta, qual será o valor da aposentadoria e quanto ainda devem investir. Alguns até mesmo poderiam estar aposentados, mas não têm conhecimento disso.
No planejamento previdenciário, um advogado especializado analisa com detalhes os documentos do cliente, avaliando as contribuições e o tempo de trabalho. Em seguida, apresenta os cálculos e estratégias legais.
Além disso, identifica eventuais pendências, sugere correções no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e indica documentos que o cliente pode conseguir com antecedência, evitando atrasos e dores de cabeça na hora de aposentar.
1 - Para quem é indicado o planejamento previdenciário?
Qualquer pessoa que contribui para a previdência social e deseja ter a melhor aposentadoria agora ou no futuro, deve considerar o planejamento previdenciário.
Em especial, é indicado para pessoas que:
Não sabem exatamente quanto contribuíram até o momento para o INSS, quanto tempo falta para se aposentar e quais valores poderão receber.
Estão perto de se aposentar e querem antecipar os documentos e deixar resolvida qualquer pendência com a previdência.
Trabalharam com atividades especiais (com risco à saúde e integridade física, por exemplo).
Estão em dúvida sobre qual a melhor aposentadoria escolher e em qual regra se encaixam, principalmente depois da Reforma da Previdência (2019).
Trabalharam em muitos lugares diferentes.
São ou foram contribuintes individuais ou facultativos.
Estão em dúvida se fizeram os recolhimentos corretamente.
Possuem recolhimentos em atraso.
Atualmente, pessoas de diferentes idades estão procurando o planejamento previdenciário, pois entenderam que sem preparação a aposentadoria pode demorar muito ou não ser o que esperam.
2 - Quem faz cálculo previdenciário?
Recomenda-se consultar um advogado especializado para realizar o cálculo previdenciário. Estes profissionais possuem conhecimento necessário sobre as diversas regras de aposentadoria e pode orientá-lo a escolher o benefício mais vantajoso.
Evite fazer o cálculo por conta própria e busque a assistência de um especialista para receber uma análise mais precisa.
3 - Como é feito o planejamento previdenciário?
Em nosso escritório o planejamento é feito da seguinte maneira:
Atendimento Inicial: Fazemos uma entrevista inicial com você para compreender suas necessidades e expectativas.
Análise dos Documentos: Nesta etapa, examinamos minuciosamente a sua documentação, incluindo os lugares onde trabalhou e calculamos o tempo de contribuição. Identificamos informações que estão faltando ou pendentes. Fazemos projeções do valor da aposentadoria com base em fatores como idade e tempo de contribuição.
Nós também avaliamos se você trabalhou em condições com riscos à saúde ou à integridade física, ou se houve exposição a agentes nocivos que se enquadrem como atividades especiais (calor, ruído, eletricidade, agentes biológicos etc.). O objetivo é antecipar a sua aposentadoria.
Elaboração de Relatório: Preparamos um relatório com os cálculos e com diferentes cenários para aposentadoria.
Consulta final: Durante essa consulta, explicamos os cálculos, apontamos quais documentos são necessários e respondemos as suas perguntas. Também damos sugestões de estratégias preventivas para você seguir e sugerimos resolver eventuais pendências com o INSS. É importante corrigir qualquer erro no CNIS antes de solicitar a aposentadoria.
Lembre-se! Quando se trata de planejamento previdenciário, é melhor prevenir do que remediar.
4 - Quais os documentos necessários para um planejamento previdenciário?
Os documentos essenciais são:
CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Esse extrato pode ser conseguido facilmente no site MEU INSS, utilizando a senha gov.br.
Carteira de Trabalho (CTPS).
Outros documentos também auxiliam na análise (se disponíveis):
Guias da Previdência Social (GPS) com seus respectivos recibos.
Laudos para comprovação de atividade especial, como o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho).
Certidão de Tempo Militar.
Certidão de escola técnica.
Documentos que atestam o período rural.
É importante ressaltar que o planejamento previdenciário deve ser revisado de tempos em tempos, já que alguns fatores (como mudanças na lei) podem afetar a sua aposentadoria com o passar do tempo.
Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas sobre o post.
Você conhece alguém que pode ser ajudado por este conteúdo? Compartilhe.